Sobrecomprado ou sobrevendido? Descubra usando o indicador de Clímax

O indicador de Clímax foi uma ferramenta criada por Joseph E. Granville em agosto de 1961 e depois de muitos testes serviu de arcabouço para o seu livro “Timing – A Nova Estratégia Diária de Maximização dos Lucros no Mercado de Ações”, o meu livro de cabeceira!

Joseph-GranvilleOriginalmente criado para identificar fundos climáticos de venda, Granville batizou-o com o nome de Indicador de Clímax, e o nome tem sido usado desde então. Entretanto, através dos anos tornou-se não só importante nos fundos e topos principais do mercado, mas também uma ferramenta de aplicação diária, testando constantemente os movimentos diários de um índice para sua validade.

Sua principal função é lhe informar quando o índice Bovespa, por exemplo, está ficando sobrecomprado ou sobrevendido.

Funciona como uma ferramenta da família dos Osciladores e faz as vezes de um Estocástico ou do IFR (Índice de Força Relativa) e outras ferramentas redundantes.

Sua grande vantagem sobre as demais se deve ao fato que para determinar se um índice está sobrecomprado ou sobrevendido, em vez de processar o cálculo sobre o todo, ele é determinado pela soma das partes. Ele sempre lhe informará mais sobre o verdadeiro estado técnico pelo saldo dos OBVs das ações que compõem o índice do que o próprio índice Bovespa. Consequentemente diminui tremendamente a chance de um sinal falso, embora possa falhar de vez em quando. Abaixo verá um gráfico do Clímax do Bovespa calculado numa base diária desde 22/02/99:

cilmax

Para interpretar o poder dos seus sinais é fácil. Já para construí-lo é mais difícil. Teria que partir do estudo sobre a construção e o significado da Linha de Avanço e Declínio, para depois chegar ao calculo do OBV (On Balance Volume que traduzido para português significa Saldo do Volume). Uma vez que tenha aprendido a determinar. Individualmente se o OBV de cada uma das ações que compõem o índice Bovespa está num processo de Acumulação ou de Distribuição, obterá valor do Indicador de Clímax encontrando o saldo pela diferença entre ações cujos OBVs que estão Acumulando versus as ações cujos OBVs estão distribuindo. Estes assuntos são explorados de forma abrangente no curso que ministro incluindo um passo a passo explicativo onde ensino a calcular, interpretar e utilizar a seu favor este e muitos outros indicadores.

Sendo um oscilador, sua apuração é feita diariamente, sem nenhum processo de continuidade (soma ou subtração). Seu principal sinal, apesar de trabalhar com cerca de 70 ações (que compões o índice Bovespa), como pode ver no gráfico acima se origina quando se aproxima de +40 (sinal de correção iminente) ou -40 (sinal de repique iminente). É uma ferramenta excelente para se operar o índice Futuro do Bovespa.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://marcionoronha.com.br/wp-content/uploads/2018/12/premium_bg.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 550px;}